Talvez as maiores preocupações sobre a computação em nuvem sejam segurança e privacidade. A idéia de entregar dados importantes para outra empresa preocupa algumas pessoas. Executivos corporativos podem hesitar em tirar vantagem do sistema de computação em nuvem porque eles não podem manter a informação de sua companhia guardadas a sete chaves.
O contra-argumento a essa posição é que as empresas que oferecem serviços de computação em nuvem vivem de suas reputações. É benéfico para essas empresas ter medidas de segurança confiáveis funcionando. Do contrário, ela perderia todos os seus clientes. Portanto, é de seu interesse empregar as técnicas mais avançadas para proteger os dados de seus clientes.
Privacidade é um outro assunto. Se um cliente pode logar-se de qualquer local para acessar aplicações, é possível que a privacidade do cliente esteja comprometida. Empresas de computação em nuvem vão precisar encontrar formas de proteger a privacidade do cliente. Uma delas seria usar técnicas de autenticação, como usuário e senha. Outra forma é empregar um formato de autorização (níveis de permissionamento) - cada usuário acessa apenas os dados e as aplicações que são relevantes para o seu trabalho.


Olhos privados estão te vigiando
Há alguns truques de hackers que poderiam causar grande dor-de-cabeça nas empresas de computação em nuvem. Um deles é chamado key logging. Um programa de key logging grava as teclas que foram apertadas. Se um hacker conseguir carregar um programa de key logging no computador da vítima, poderá estudar as teclas apertadas para descobrir nomes e senhas. Claro que, se o computador do usuário for apenas um terminal simplificado, seria impossível instalar o programa em primeiro lugar.

Algumas questões a cerca da computação em nuvem são mais filosóficas. O usuário ou a empresa que contrata o serviços de computação em nuvem é dono dos dados? O sistema de computação em nuvem, que fornece o espaço de armazenamento, é o dono? É possível para uma empresa de computação em nuvem negar a um cliente o acesso a esses dados? Várias companhias, empresas de advocacia e universidades estão debatendo essas e outras questões sobre a natureza da computação em nuvem.
Como a computação em nuvem vai afetar outras indústrias? Há uma preocupação crescente na indústria de TI sobre como a computação em nuvem poderia afetar os negócios de manutenção e reparo de computadores. Se as empresas trocarem para sistemas de computadores simplificados, elas terão poucas necessidades de TI. Alguns experts da indústria acreditam que a necessidade por empregos de TI vá migrar de volta para o back end do sistema de computação em nuvem.


Sistemas de computação autônoma

Outra área de pesquisa na comunidade de ciência da computação é a computação autônoma. Um sistema de computação autônoma é auto-gerenciável, o que significa que ele monitora a si mesmo e toma medidas para prever e reparar problemas. Atualmente, a computação autônoma é mais teoria. Mas se  ela se tornar realidade, poderia elminar a necessade de muitos empregos de manutenção de TI.