As apliações da computação em nuvem são praticamente ilimitadas. Com o middleware certo, um sistema de computação em nuvem poderia executar todos os programas que um computador normal rodaria. Potencialmente, tudo - do software genérico de processamento de textos aos programas de computador personalizados para um empresa específica - funcionaria em um sistema de computação em nuvem.

Quem é quem na computação em nuvem
Algumas das empresas pesquisando computação em nuvem são grandes nomes na indústria de computadores. Microsoft, IBM e Google estão investindo milhões de dólares em pesquisa. Algumas pessoas acham que a Apple deveria investigar a possibilidade de produzir uma interface de hardware para os sistemas de computação em nuvem.


Por que alguém iria querer recorrer a outro sistema de computador para rodar programas e armazenar dados? Aqui estão algumas razões:
  • Clientes poderiam acessar suas aplicações e dados de qualquer lugar e a qualquer hora. Eles poderiam acessar o sistema usando qualquer computador conectado à internet. Os dados não estariam confinados em um disco rígido no computador do usuário ou mesmo na rede interna da empresa.
  • Ela reduziria os custos com hardware. Sistemas de computação em nuvem reduziriam a necessidade de hardware avançado do lado do cliente. Você não precisaria comprar o computador mais rápido com a maior memória, porque o sistema de nuvem cuidaria dessas necessidades. Em vez disso, você poderia comprar um terminal de computador baratinho. O terminal poderia incluir teclado, mouse e poder de processamento suficiente apenas para conectar seu computador  à nuvem. Você também não precisaria de um disco rígido grande, porque você armazenaria toda a sua informaçãp em um computador remoto. Esse tipo de terminal é conhecido como "terminal burro", "thin client" e "zero client".
  • Empresas que dependem de computadores têm que ter certeza de estar com software certo no lugar para atingir seus objetivos. Sistemas de computação em nuvem dão a essas empresas acesso às aplicações para toda a corporação. As companhias não têm de comprar um conjunto de softwares ou licenças de software para cada empregado. Em vez disso,  a companhia pagaria uma taxa a uma empresa de computação em nuvem.
  • Servidores e dispositivos de armazenamento digital ocupam espaço. Algumas empresas alugam espaço físico para armazenar servidores e bases de dados porque elas não têm espaço disponível no local. A computação em nuvem dá a essas empresas a opção de armazenar dados no hardware de terceiros, removendo a necessidade de espaço físico no back end.
  • Empresas podem economizar dinheiro com suporte técnico. O hardware otimizado poderia, em teoria, ter menos problemas que uma rede de máquinas e sistemas operacionais heterogêneos.
  • Se o back end do sistema de computação em nuvem for um sistema de computação em grade, então o cliente poderia tirar vantagem do poder de processamento de uma rede inteira. Frequentemente, os cientistas e pesquisadores trabalham com cálculos tão complexos que levaria anos para que um computador individual os completasse. Em um sistema em grade, o cliente poderia  enviar o cálculo para a nuvem processar. O sistema de nuvem tiraria vantagem do poder de processamento de todos os computadores do back end que estivessem disponíveis, aumentando significativamente a velocidade dos cálculos.
O mesmo de sempre
A computação em nuvem poderia transformar os computadores domésticos em terminais simples. De certa forma, seria dar um passo para trás. Os primeiros computadores incluíam terminais de usuário fixos. Cada terminal tinha um monitor e um teclado, que apenas serviam como uma interface para o computador principal. Não havia como armazenar informação localmente no terminal.