Cursos 24 Horas

Cursos 24 Horas - Cursos Online

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Adobe Flash Player

O Adobe Flash Player, ou apenas Flash Player, é um reprodutor de multimédia e aplicações amplamente distribuído, anteriormente criado e disponibilizado pela Macromedia, mas que agora pertence à Adobe Systems.

 

Características


Definindo de uma maneira técnica, é uma máquina virtual usada para executar arquivos SWF (ou arquivos Flash) que podem ser criados pelo Adobe Flash, Adobe Flex ou por outras ferramentas da Macromedia ou de terceiros.
Contém suporte a uma linguagem de script chamada ActionScript (abreviada como AS), a qual é baseada na ECMAScript. A partir do início do ActionScript, houve um amadurecimento de uma sintaxe de script sem variáveis para uma que suportasse código orientado a objetos, e hoje em dia pode ser comparada em capacidade ao JavaScript (outra linguagem de script baseada na ECMAScript).
O Flash Player foi designado inicialmente para exibir animações vetoriais bi-dimensionais, mas posteriormente se tornou adequada para aplicações de Internet Rica e streaming de vídeo e áudio. Faz uso de gráficos vetoriais para minimizar o tamanho do arquivo e criar arquivos que economizam largura de banda e tempo de carregamento. Flash é um formato comum para jogos, animações e GUIs embutidos em páginas web.
Está embutido em alguns navegadores e está disponível como um plugin para outros (como Mozilla Firefox, Konqueror, Opera, Safari, Internet Explorer). Cada versão do plugin possui compatibilidade reversa.

 

Plataformas suportadas


Oficialmente, o plugin da última versão do Flash Player, a versão 10 (até Outubro de 2009), está disponível para Windows (2000 e mais recentes), Linux (apenas x86), Mac OS X 10.4 - 10.6 e Solaris. A versão 9 é a mais recente disponível para Windows 98/ME e Mac OS X 10.1 - 10.3. A versão 7 é a mais recente disponível para Pocket PC e a versão 6 é a mais recente para HP-UX. Alguns sistemas mais antigos têm suporte às versões 7 e anteriores.

O Kodak Easyshare One inclui o Flash Player. A Sony integrou a versão 6 ao navegador do PlayStation Portable, e a Nintendo integrou a versão 7 ao Internet Channel no Wii.
Até o momento (fevereiro de 2008), nenhuma versão x86-64 do Flash Player está disponível, mas engenheiros da Adobe declararam que versões de 64 bits estão em desenvolvimento para todas plataformas suportadas.
O Flash é um formato proprietário, sendo que a Adobe não tem intenções de disponibilizar o código fonte ou especificações detalhadas do formato de arquivo para o desenvolvimento de uma versão livre alternativa ao Flash Player — apenas uma especificação básica está disponível. A principal alternativa é o Gnash, mas é um tanto incompleto visto a falta de tais especificações e a necessidade de engenharia reversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário