Cursos 24 Horas

Cursos 24 Horas - Cursos Online

segunda-feira, 26 de março de 2012

ACCESS POINT OU ROTEADOR WIRELESS, O QUE USAR?

Um roteador é usado para conectar redes diferentes entre si. No caso dos usuários domésticos e da maioria das pequenas empresas, o roteador é aquele equipamento que conecta a nossa rede à Internet. Este pequeno equipamento compartilha a internet (que vem de um modem ADSL, de um cabo ou de outro meio) com os demais equipamentos da nossa rede. A Internet entra numa porta chamada WAN e é compartilhada através das portas chamadas LAN do seu roteador. Na figura 1 a porta WAN é aquela porta à esquerda, destacada das demais. Já as portas LAN são aquelas numeradas de 1 a 4, à direita da porta WAN.


image


Pois bem, o roteador da imagem acima só consegue compartilhar a internet através de cabo, ou seja, se eu tiver um notebook no local onde este roteador está instalado e quiser usar a internet que vem dele, precisarei conectar um cabo desse router ao meu notebook.
Já um roteador wireless…
Já um roteador wireless compartilha a internet tanto através de cabos, quanto através de suas antenas. Ou seja, você não precisará de cabos para conectar o seu notebook à internet. Abaixo você pode ver um roteador wireless e suas antenas que são usadas para transmitir o sinal sem fio:


image


Note que alguns roteadores como o WRT54G2 não possuem antenas externas, mas possuem antenas internas que transmitem o sinal da mesma maneira. Abaixo está o WRT54G2, da Linksys:


image


Resumindo: Um roteador wireless pega o sinal que vem diretamente da internet e compartilha ele através dos cabos e das suas antenas, permitindo o acesso sem fio à internet.

E um Access Point, o que ele faz?

Antes de mais nada, saiba que um AP e um Roteador Wireless são quase que iguais, fisicamente.


image


Um Access Point, ou simplesmente AP, pode ter várias funções. A primeira delas é a função de repetir um sinal. Sabe quando você está com seu notebook bem longe da antena que propaga o sinal sem fio e esse sinal está bem fraquinho? Pronto, se você pôr um AP na metade do caminho para atuar como repetidor, ele vai pegar o sinal que estará chegando com 50% de intensidade, eliminará os ruídos e retransmitirá o sinal com 100% de intensidade. Em suma, ele serve para aumentar o alcance da sua rede sem fio.
A segunda função do AP é transformar o sinal que vem de um cabo, num sinal sem fio. Daí você me pergunta “Não é melhor comprar um roteador sem fio?”, daí eu volto à explicação sobre roteadores…
Um roteador é usado para conectar redes diferentes entre si.
Então se você quer pôr rede sem fio na sua empresa – que teoricamente está na mesma rede – você deve comprar um Access Point e não um roteador.
A terceira e última função de um roteador é transformar sinal sem fio em sinal com fio. Pode parecer meio estranho essa aplicação, mas imagine uma situação onde precisamos conectar duas filiais que distam 2km entre si e o custo para puxar cabos de fibra óptica é muito elevado. Nesta situação poderíamos conectar as empresas através de um link sem fio e posteriormente transformar esse sinal que trafega pelo ar em sinal trafegável por cabos.
Nem todo AP possui todas as funções. Ele pode ter somente uma dessas ou todas elas.
Resumindo: Se você quer aumentar o alcance do seu sinal seu fio, transformar o sinal cabeado em sinal wireless ou transformar sinal wireless em cabeado, use um AP.

Estudos de Caso
imageCaso 1: Tenho um modem roteado e só uso notebooks na minha casa. Que tipo de equipamento devo comprar?
Se o seu modem já for roteado, ou seja, se conecta sozinho à internet, sem precisar fazer discagem alguma no computador, então o correto seria você comprar um AP (já que não vai precisar compartilhar sua internet através de cabos), ligando o modem a ele e pondo-o pra transformar sinal cabeado em sem fio. Mas… Um AP normalmente custa o dobro de um roteador, então aconselho você a “desrotear” seu modem e conectá-lo à porta WAN do seu roteador wireless, economizando aí 50% do valor de um AP.
Caso 2: Na minha empresa já tenho um roteador que difunde sinal sem fio, mas em alguns cantos esse sinal não chega com uma boa intensidade, o que faço?
Você deve comprar um AP, fato. Agora o modo como ele vai operar só vai depender de onde ele deverá ser instalado. O ideal é que você mande um cabo do roteador/switch até o AP para que ele transforme o sinal cabeado em sinal sem fio. Dessa maneira é a comunicação é mais garantida e mais rápida, já que ela “caminhará” por uma mídia mais confiável, que é o cabo. Caso você não queira/possa mandar um cabo do roteador até o AP, ponha o Access Point num local onde o sinal chegue com uma intensidade maior que 30%, e ponha-o para atuar como repetidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário