Cursos 24 Horas

Cursos 24 Horas - Cursos Online

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Qual é o melhor antivírus?

Sem dúvida alguma, esta é uma das perguntas que mais se houve quando o assunto é vírus ou segurança. Mas será que existe realmente um “melhor”?

Primeiro, vamos ver o conceito de “melhor antivírus”, afinal, o que é melhor para um pode não servir para outro.

O melhor é o que detecta maior número de vírus conhecidos através de uma lista de assinaturas ou o que tem maior capacidade de identificar vírus desconhecidos pelo comportamento? É o que varre o sistema mais rapidamente em busca de vírus ou o que degrada menos a velocidade do sistema enquanto faz isso? Seria o que tem uma interface mais fácil e/ou bonita ou um que fale o seu idioma? Pode ser um que tenha a melhor assistência técnica ou simplesmente o mais barato e até mesmo gratuito... Um que faça atualização de dados automaticamente ou que além de monitorar os arquivos usados também o faça com arquivos baixados, mensagens que chegam e saem, disquetes e CDs lidos, etc... Bom mesmo deve ser aquele que equilibra com mais harmonia todas essas características, certo? OK! Mas como saber?

Conhecer as características do produto é importante para poder usufrui-lo em sua plenitude... Se você não sabe direito como funciona seu antivírus não vai saber usa-lo eficientemente e muito menos compara-lo com outros. Um bom meio de conhecer os produtos e compara-los é experimentando, todos os antivírus dispõem de versões de avaliação que podem ser baixadas e usadas por um mês geralmente; basta ir ao site das empresas desenvolvedoras e baixar a versão para teste além é claro da atualização de assinaturas de vírus.

Então, qual o melhor antivírus??

Existem testes comparativos entre antivírus e esses indicam sempre um melhor diferente...

É bastante comum que o antivírus seja instalado pelo técnico do computador e o internauta não saiba nem qual é e muito menos como funciona; atualizar então nem pensar... Quando alguém que acaba de comprar um antivírus novinho na loja vai pensar que ele deve ser atualizado?

É preciso saber que um antivírus funciona com dois módulos digamos assim, um é o mecanismo de rastreamento que é o programa em si e o outro é a lista de assinaturas de vírus conhecidos que traz uma relação dos elementos que devem ser procurados pelo mecanismo de rastreamento.

Em suma: o programa procura os vírus que estão na lista, como surgem vírus novos diariamente essa lista deve ser atualizada no mínimo semanalmente pois senão os vírus novos não serão procurados... Um antivírus que esteja na prateleira de uma loja está sim desatualizado pois novos vírus estão surgindo todo dia e a fábrica desse antivírus já disponibilizou em seu site a lista nova para atualização desses dados.

Isto significa então, que basta ter um antivírus atualizado e pronto? É certo que não. Sem dúvida alguma é importante te-lo atualizado mas, além disso, é bom que esteja também corretamente configurado e principalmente, que o usuário tenha bons hábitos preventivos em relação a segurança na Internet.

E o que seriam hábitos preventivos? Nada mais do que rotinas de comportamentos que tornem a vida do internauta razoavelmente segura, o que exige apenas um pouco de dedicação. Hábitos como o internauta ter seus programas usados numa conexão com a Internet sempre atualizados, no caso do Windows é importante ter pelo menos as Atualizações críticas instaladas.


Como sabe-se que diversos vírus e outras ameaças exploram bugs do Windows, Internet Explorer e Outlook; se tiver os patches de correção instalados minimiza-se significativamente a margem de insegurança. Configurar esses programas visando uma segurança maior é outra medida saudável. Manter-se informado sobre os riscos e ameaças bem como patches de correção de bugs e técnicas de prevenção é outra atitude altamente recomendável. Além daquelas recomendações mais do que óbvias: não executar arquivos que não tenham sido solicitados ou que sejam extremamente importantes e tenham chegado por e-mail e não baixar programinhas de sites suspeitos.


OK! Mas, afinal, qual é o melhor antivírus? Não percebeu ainda?? O melhor antivírus é o internauta que mantenha os programas usados em conexões com a Internet (sistema operacional, navegador, cliente de e-mail e antivírus) bem configurados e atualizados sendo que esse programas são os que melhor atendem às preferências pessoais do usuário...

Simples não? ;)


Abaixo, uma coletânea de endereços onde se pode baixar cópias de avaliação dos antivírus:


Mcafee Viruscan
http://www.mcafee.com/us/

Norton Symantec
http://www.symantec.com/norton/downloads/index.jsp

Trend Micro
http://www.antivirus.com/download/

Sophos
http://www.sophos.com/products/

Panda
http://www.pandasecurity.com/brazil/

AVG
http://www.grisoft.com/doc/31/br-pt/crp/0

F-Prot
http://www.f-prot.com/f-prot/downloa...pwintrial.html

Antivir
http://www.free-av.com/

AVP Kaspersky
http://www.kaspersky.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário