Cursos 24 Horas

Cursos 24 Horas - Cursos Online

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O que é Memória Flash?



A memória flash é um tipo de memória com características muito semelhantes à memória RAM, apenas com o diferencial crucial de ser não volátil. Em outras palavras, isso significa que ela é capaz de preservar os dados armazenados por um longo tempo sem a presença de corrente elétrica. Esse fato a tornou dominante no mercado de dispositivos portáteis, tais como Pendrives, cartões de memória, celulares e assim por diante.

O fato de não ser volátil é um dos itens que a torna tão comum nos dias de hoje. Outro ponto é a relação entre o tamanho físico de um chip de memória flash e a sua capacidade de armazenamento. Apesar se possuir uma arquitetura um pouco mais complexa que a da tradicional RAM, os chips de memória flash ocupam muito menos espaço e armazenam uma quantidade incrível de dados. Pendrives, por exemplo, podem armazenar 4GB, 8GB ou mais, e ocuparem menos espaço que um chaveiro!

Vendo o potencial dessa tecnologia, gigantes como a Samsung, Intel e Toshiba investiram pesado na produção de dispositivos que a utilizam. Em seguida surgiram avanços, como a tecnologia MLC (multi-level cell, célula multinível) que permitiu aumentar ainda mais a capacidade de armazenamento em um mesmo chip, reduzindo o custo do MB (megabyte). Conseqüentemente, o preço desses dispositivos despencou e caiu no gosto da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário