Cursos 24 Horas

Cursos 24 Horas - Cursos Online

quarta-feira, 4 de maio de 2011

BrOffice versus Microsoft Office (Word, Excel e Power Point)

O Word é sem dúvida o melhor processador de textos do mercado e o Excel também é a melhor planilha eletrônica, o Power Point por sua vez também deve ser o melhor programa para criação de slides e apresentação. Eles fazem parte do Microsoft Office, o maior e melhor pacote de produtividade para escritório, porém, o preço é salgado o que o torna inacessível para muitas pessoas ou empresas.
Uma boa alternativa é o brOffice, um pacote para escritório bastante similar ao Microsoft Office  e até certo ponto atende perfeitamente às necessidades dos usuários, porém, apresenta diversas limitações principalmente nos recursos mais avançados.

Uma rápida análise

brOffice Writer - processador de textos similar ao Word

Algumas das limitações e diferenças do Writer em relação ao Word são:
Correção ortográfica - O Dicionário em português do Writer não tem a mesma eficiência do corretor  ortográfico do Word. Quando a análise é feita em uma única palavra ele é bem eficiente, mas nas concordâncias ou análise contextual ele deixa a desejar.
Um outro ponto a analisar é a maneira como as páginas de um documento são tratadas por ambos editores, no brOffice Writer quase tudo é feito em forma de estilos, isto não chega a ser uma limitação, mas apenas uma maneira diferente de trabalhar. Usuários muito acostumados com o Word poderão ter alguma dificuldade para adaptar-se a este modelo.

Os demais software do brOffice

  • Calc é a planilha eletrônica brOffice e é similar ao Microsoft Excel.
  • Impress é o software para criação de apresentação, similar ao Power point.
  • Draw é um programa para desenho vetorial. Na verdade o Draw não tem similar no Office da Microsoft, já que ele é similar ao Corel Draw ou o Fireworks.
  • Math é um editor de fórmulas matemáticas
  • Base é o banco de dados do brOffice. A proposta dele é fazer o mesmo que o Access da Microsoft faz, porém, creio que esta função ainda não é feita com eficiência.

Benefícios do brOffice

  • Exporta os documentos diretamente em PDF
  • É gratuito
  • O Writer é bem parecido com o Word
  • O Calc é bem parecido com o Excel
  • Versão em português
Se você é um usuário muito exigente então recomendo a comprar uma versão do Microsoft Office (Word, Excel, Power Point, etc), porém, se precisar usar apenas os recursos mais básicos ou se conseguir trabalhar com algumas adaptações, então creio que o brOffice pode ser uma boa  e gratuita alternativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário