Cursos 24 Horas

Cursos 24 Horas - Cursos Online

domingo, 27 de outubro de 2013

CERT.br disponibiliza fascículo sobre segurança em internet banking

Fascículo sobre segurança em internet banking do CERT.brPeriodicamente, o CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), promove um tema da sua abrangente e gratuita Cartilha de Segurança para Internet. Nesta semana, a entidade disponibilizou um fascículo que dá orientações de segurança em relação às operações de internet banking.
Trata-se de um assunto deveras importante. O internet banking oferece bastante comodidade, já que permite ao usuário realizar uma série de transações bancárias sem necessidade de enfrentar filas no banco. O problema é que, por permitir transações envolvendo dinheiro, este tipo de serviço é bastante visado por criminosos.
Felizmente, uma série de cuidados dificulta consideravelmente o acesso indevido às contas bancárias a partir da internet e é justamente este aspecto que o fascículo focaliza. Para acessá-lo, basta visitar o link cartilha.cert.br/fasciculos/internet-banking/fasciculo-internet-banking.pdf (arquivo em PDF).

Brasil perde apenas para os Estados Unidos em malwares para internet banking

Segurança digital - Imagem ilustrativa
O Relatório Geral de Segurança da Trend Micro referente ao segundo semestre de 2013 mostra que o Brasil é o segundo país mais visado por ameaças criadas especialmente para ataques referentes a internet banking.
O documento mostra que, no mencionado período, 28% dos malwares criados para explorar este segmento foram direcionados a usuários nos Estados Unidos. O Brasil aparece não muito atrás, com 22%, ficando a Austrália na longínqua terceira posição, com 5%.
A Trend Micro verificou ainda que a quantidade de incidentes envolvendo este tipo de malware também aumentou, passando de 112 mil registros no primeiro bimestre do ano para 146 mil infecções no segundo.
Apesar de este número parecer alarmante, alguns cuidados básicos reduzem consideravelmente o risco de problemas relacionados, como utilizar as versões mais recentes dos navegadores, atualizar o antivírus, evitar acessar serviços de internet banking a partir computadores públicos, se atentar aos links enviados por e-mail, entre outros.

Confirmado: o Windows 8.1 chega em outubro

Anunciada em maio deste ano, a tão esperada atualização do Windows 8 – o Windows 8.1 (inicialmente chamada de “Windows Blue“) – já teve a sua data mundial de lançamento definida pela Microsoft: 18 de outubro de 2013.
Computadores com Windows 8 - Imagem ilustrativa
Este update, vale lembrar, estará disponível gratuitamente para todos os usuários que tiverem uma licença válida do Windows 8. Para tanto, o download do pacote deverá ser feito via Windows Store. Como não poderia deixar de ser, novos computadores e licenças avulsas do sistema operacional também virão com os recursos do Windows 8.1 algum tempo depois de seu lançamento oficial.
Entre as novidades esperadas para o Windows 8.1 estão o retorno do botão Iniciar (que na realidade alternará entre a tela de mesmo nome e a Área de Trabalho), novas opções de organização dos blocos da tela Inicial, possibilidade de acesso direto ao desktop após o boot, Internet Explorer 11, melhor integração com o Bing, novos aplicativos nativos, entre outros.