Cursos 24 Horas

Cursos 24 Horas - Cursos Online

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O que é wireless?


Traduzindo para o português Wireless : wire (fio) ; less (sem); ou seja, sem fios. Então Wireless caracteriza-se por qualquer tipo de conexão para transmissão de informações sem a utilização de fios ou cabos. Uma rede sem fio é composta por conjuntos de sistemas conectados por tecnologia de rádio através do ar. Por ser extremamente facil de instalar e utilizar, as redes sem fio estão crescento cada vez mais. Nesta categoria de cominicação, podemos encontrar tecnologias como: Wi-fi, InfraRed, Bluetooth e Wi-Max.
Com grande frequência utilizamos dispositivos que trabalham com conexão wireless, por exemplo: controle remoto, celular. Falar ao celular é uma maneira de transmitir informação sem utilizar fios.

Encontramos varios tipos de rede nesta categoria: 

- Redes Locais sem Fio ou WLAN (Wireless Local Area Network)
- Redes Metropolitanas sem Fio ou WMAN (Wireless Metropolitan Area Network)
- Redes de Longa Distância sem Fio ou WWAN (Wireless Wide Area Network)
- Redes WLL (Wireless Local Loop)
- Redes Pessoais Sem Fio ou WPAN (Wireless Personal Area Network).

As aplicações de rede estão dividas em dois tipos: aplicações indoor e aplicações outdoor. Basicamente, se a rede necessita de comunicação entre dois ambientes, a comunicação é realizada por uma aplicação outdoor (dois prédios de uma mesma empresa, por exemplo). A comunicação dentro de cada um dos prédios é caracterizada como indoor. A comunicação entre os dois prédios é realizada por uma aplicação outdoor.
Através da utilização portadoras de rádio ou infravermelho, as WLANs estabelecem a comunicação de dados entre os pontos da rede. Os dados são modulados na portadora de rádio e transmitidos através de ondas eletromagnéticas.

Múltiplas portadoras de rádio podem coexistir num mesmo meio, sem que uma interfira na outra. Para extrair os dados, o receptor sintoniza numa freqüência específica e rejeita as outras portadoras de freqüências diferentes. Num ambiente típico, o dispositivo transceptor (transmissor/receptor) ou ponto de acesso (access point) é conectado a uma rede local Ethernet convencional (com fio). Os pontos de acesso não apenas fornecem a comunicação com a rede convencional, como também intermediam o tráfego com os pontos de acesso vizinhos, num esquema de micro células com roaming semelhante a um sistema de telefonia celular.

A topologia da rede é composta de que?

- BSS (Basic Service Set) – Corresponde a uma célula de comunicação da rede sem fio.
- STA (Wireless LAN Stations) – São os diversos clientes da rede.
- AP (Access Point) – É o nó que coordena a comunicação entre as STAs dentro da BSS. Funciona como uma ponte de comunicação entre a rede sem fio e a rede convencional.
- DS (Distribution System) – Corresponde ao backbone da WLAN, realizando a comunicação entre os APs.
- ESS (Extended Service Set) – Conjunto de células BSS cujos APs estão conectados a uma mesma rede convencional. Nestas condições uma STA pode se movimentar de uma célula BSS para outra permanecendo conectada à rede. Este processo é denominado de Roaming.

Nenhum comentário:

Postar um comentário